Os docentes do PPGSNP, Márcio R. Francelino e Carlos Ernesto Schaefer, participaram de uma missão científica na montanha Ausangate, nos Andes peruanos.
O objetivo principal foi a instalação de um sítio de monitoramento pedoclimático a 5.200 metros de altitude, além da coleta de amostras de solo que integrarão a dissertação da discente do PPGSNP Amanda Lopes, que também participou das atividades de campo.
Durante a expedição, foi realizada ainda a coleta de um conjunto adicional de amostras de solos da região, visando compreender a evolução da paisagem local ao longo do tempo. Essas ações integram o projeto “Dinâmica da Pedosfera: Permafrost, Geotecnologias e Mudanças Climáticas”, coordenado pelo egresso do Programa e atual professor da UEMG, Thiago Torres, que também participou da missão. O grupo contou ainda com a colaboração do egresso Eduardo Senra, professor da UFU, e do pesquisador do Instituto de Pesquisa Ártico e Antártico da Rússia, Dr. Ivan Alekseev.
O estudo busca aprofundar o entendimento das dinâmicas do permafrost e das transformações ambientais decorrentes das mudanças climáticas em ambientes de alta montanha. O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Rede Terrantar/INCT Criosfera.
Na viagem ainda foi realizada reunião com professores da Universidad Nacional de San Antônio, em Cusco, para realização futura de colaboração internacional entre aquela instituição e a UFV e a UEMG.